A década de 1920 é extremamente importante para se pensar o processo de emancipação feminina.

Mulheres determinadas, em meio a cenários controlados pelo patriarcado, pisaram forte e expressaram seus pontos de vista. Dentre elas, Tarsila do Amaral, uma das artistas mais significativas da arte brasileira. Suas obras são marcantes, todavia poucos sabem que ela também foi um ícone de elegância. Ela não somente dialogava com as vanguardas artísticas europeias, como também com as tendências de vestir da capital francesa. Em nosso encontro, conversaremos sobre essa mulher que pulsava modernidade nos quadros e na moda.

Data: 23/março
Local: Auditório do Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB)
Endereço: R. Pedro Ernesto, 80 - Gamboa, Rio de Janeiro

CONVIDADOS

Paulo Debom - Historiador. Professor da Escola de Artes Celso Lisboa. Doutor em História pela UERJ. Organizador e coautor do livro “A História na Moda, a Moda na História”. Editor da revista Veredas da História. Produtor de conteúdo para as redes sociais. Apaixonado por cinema, arte, livros e viagens.

João Marcelo Pallottino - com 25 anos de carreira, o diretor, professor e ator há 15 anos vem desenvolvendo um trabalho na cena contemporânea, trabalhando com diversas linguagens na pesquisa de uma cena híbrida. Hoje, é coordenador artístico do bacharelado em artes cênicas do Centro Universitário Celso Lisboa e da Escola de Artes Celso Lisboa, além de dirigir a cia BAK - Artes Performativas.

Horas de atividades complementares 🕢

Para validação das horas, os alunos precisam participar ativamente do encontro remoto durante toda a sua duração.