O FESTIVAL EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO


Com o objetivo de fomentar o intercâmbio cultural entre grupos de artes da cena, estimular a cultura e a disseminação as diferentes linguagens da cena contemporânea, a Escola de Artes do Centro Universitário Celso Lisboa apresentou a 2ª edição do Formas Breves: O Festival da Cena Contemporânea. O evento, online selecionou e premiou a melhor vídeo-cena curta, além de ter oferecido outros presentes aos 2º e 3º lugar.

Que tal conhecer todas as cenas selecionadas nessa Mostra incrível?


Assista aqui a nossa LIVE de premiação!


CONHEÇA TODOS OS SELECIONADOS DESSA EDIÇÃO

 

A MULHER SEM PASSADO

Classificação: 18 anos
📸@debora.e.so

Por: Débora de Sá Fonseca

Sinopse: Uma mulher se dá conta que, com o passar dos dias, seu relacionamento caiu na rotina até chegar ao fim. Ao seu próprio fim.
Ficha técnica: Produção, Filmagem, Edição, Roteiro, Atuação: Débora Fonseca.


 
 
 

CORPO SER - TRAMAS RELACIONAIS DO CONTATO

Classificação: Livre

Por: Vitória Pedro e Araujo

Sinopse: Procuramos salientar as diferentes nuances dos contatos sejam eles físicos, emocionais e/ou simbólicos a fim de desnudar a relação com a corporeidade do outro, descobrir o corpo em sua potência, linguagens e possibilidades. Buscamos criar um elo de proximidade entre os três dançarinos que possa gerar conhecimento dos corpos e troca de saberes das alavancas anatômicas que impulsionam e tensionam as forças, colocando em questão a gravidade, o peso e o equilíbrio. Esse aprofundamento do toque exposto em tela cria um paralelo direto com a relação de ausência de contato que estamos vivendo no momento e como isso afeta de maneira direta artistas, dançarinos de contato e improvisação.
Ficha técnica: Direção/Roteiro/Execução: Caio Almeida, Gabriela Teixeira e Vitória Albuquerque | Edição: Gabriela Teixeira | Imagens: Bia Lima, Emily Rodrigues, Mare Braga e Luisa Bungner | Apoio – LaVIDa UFRJ


 

ESCAFANDRISTA

Classificação: 10 anos

Por: Grupo Aracnídeas

Sinopse: Enlatada pelas opressões, uma mulher recorda de seus desejos que foram recalcados e espremidos nessa estrutura feita para esconder sua intensidade, agressividade, pelos, força, dons, manchas, quilos, medos e dores. E através dessa mesma estrutura, transformada pelo tempo e pela exploração que a escafandrista consegue mergulhar  afundo em seus devaneios e suportar a pressão, enquanto pede ao expectador, a resposta daquilo que a cobraram durante toda a vida: ´´alguém aí sabe como faz pra não sentir?´´

Ficha técnica: Performer: Renata Gandra | Vídeo: Karen Ferreira


ESPECTRA I

Classificação: Livre

Por: Grupo Creaciones em Refugio

Sinopse: ESPECTRA I: projeção de encontros,  de encontros possíveis. onde está o corpo que se encosta, dança, esbarra, embaraça-se, ampara, acolhe, aquece. Onde está o sentir do outro?

Ficha técnica: Criação e Interpretação: Carolina Corrêa e Thembi Rosa | Filmagem e edição: Pedro Gibram | Trilha sonora: O Grivo.


 

HÁ UMA CERTA VIOLÊNCIA NO CANTO DOS PÁSSAROS

Classificação: 14 anos
📸@manuellescart e @ppindurama

Por: Grupo Inominável

Sinopse: O amor nos tempos da moléstia; carta de algum Manuel que se vê diante do abismo do limite da existência. Movimentações cênicas pensadas como uma releitura da obra "El Rito" do artista contemporâneo Roberto Ferri.

Ficha técnica: Direção, texto e modelagem: Manuelle Scart | Co-direção e produção: Pindurama Produções | Modelagem: Lucas Orofino.


 

J'AIME LE ROUGE, ÇA ME RAPPELLE BEAUCOUP DE CHOSES

Classificação: Livre

Por: Grupo CONF
📸@vilalucas

Sinopse: Vermelho é a cor que nós sempre enxergaremos. Seja vivendo no amor, afundados no ódio ou apenas olhando para nós mesmos, em nossas carnes

Ficha técnica: Elenco: Larissa Morett, Lucas Vilarinho, Helena Walsh e Vinícius Duarte | Direção: Lucas Vilarinho | Música: "Rouge" de Dalila Lorete | Edição: Gabe Flint


 

M U L H E R

Classificação: 14 anos

Por: Grupo Passive Agressive
📸@flaavialbuquerque

Sinopse: A cena traz questões que as mulheres enfrentam perante à uma sociedade machista, em que é necessário estar dentro do padrão e ser “perfeita” para poder agradar, deixando de lado suas próprias escolhas para decidir o que é melhor para si mesma.

Ficha técnica: Atuação, Texto, Idealização e execução: Flavia Albuquerque.


 

O MENINO QUE QUERIA DEMAIS

Classificação: 16 anos

Por: Grupo Anacleto Carindé
📸@anacletocarindeator

Sinopse: A triste história de um rapaz que perdeu sua liberdade.

Ficha técnica: Texto e direção: Anacleto Carindé | Edição de imagem: Alê Lisboa | Atores convidados: Aloysio Martins, Amanda Martins, Ângela Chiarele, Alê Lisboa,  Anacleto Carindé  , Guilherme Silvestre, Jane Pereira,  Marlon Borges, Pietro Henry, Silvia Teixeira,  Valéria Machado,  Vivian Gomes,  Virgínia do Socorro | Coreografia: Cláudia  Resende.


 
 

ORGASMO ARTÍSTICO

Classificação: 18 anos

Por: Grupo ClaraBbM
📸@clararte.s

Sinopse: O Orgasmo Artístico foi uma epifania que eu tive em meio a uma produção pessoal que envolviam cenas. Gravei um take muito sensual e que não caberia de maneira alguma naquilo que estava fazendo. Tive a iniciativa de tornar essa ideia algo maior que poderia trazer para o Formas Breves. Acredito que o orgasmo artístico fala sobre o prazer absurdo que a minha alma sente na arte e também torna esquisito a relação direta da arte com uma ideia sexual. Acredito que o orgasmo artístico fala sobre o fenômeno de se fazer sentir e viciar na arte, assim como o orgasmo. Ambos de maneira prazerosa e real de se sentirem, viverem e expandirem.

Ficha técnica: Roteiro: Clara Borges Bezerra de Menezes | Filmagem: Clara Borges Bezerra de Menezes | Edição: Clara Borges Bezerra de Menezes | Música: Sergio André de Sousa Teixeira.


PEGA A VISÃO

Classificação: 12 anos

Por: Grupo Desobrigados
📸@fabianode_paula @desobrigados

Sinopse: Este projeto visa buscar atenção das pessoas passa o olhar preto na sociedade. Como nos pretos enxergamos as coisas. Pega a visão, pega a minha visão, e aprende. Não podemos continuar da mesma forma

Ficha técnica: Direção, atuação, produção, edição, cenário e figurino: Fabiano de Paula | Supervisão - Desobrigados.


 

SEM VOZ

🏆 CENA VENCEDORA!!!´🏆

Classificação: Livre

Por: Caramello produções
📸@caramello.producoes

Sinopse: Uma voz desconhecida. Duas. Gritos. Silêncio... Sentimento de amor, de ódio, de medo. Sentimentos passageiros. Num lugar tão confortável e aconchegante, nossa personagem acaba passando pelo maior soco da vida. O que está acontecendo? Como intervir? Não existe essa possibilidade. Tem situações e momentos que nos fazem ficar “Sem Voz”.

Ficha técnica: Texto: Daniel de Mello | Performance: Carol Leipelt | Direção: Daniel de Mello e Carol Leipelt | Edição de vídeo: Fábio Leipelt


UM PESADELO EM MIM

Classificação: Livre

Por: Maria Cristina Neves Lopes
📸@eucristinaneves

Sinopse: Um pesadelo real, onde a mídia interfere diretamente em seus pensamentos e dormir deixou de ser um refúgio.  

Ficha técnica: Obra pensada, produzida e atuada por: Cristina Neves.


Essa foi a 2ª edição do Formas Breves, o Festival da Cena Contemporânea 2020.
Esperamos vocês no ano que vem!


CONHEÇA NOSSOS CURSOS LIVRES