SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

A Extensão é uma forma de articulação entre universidade e sociedade por meio de diversas ações. Como o próprio nome diz, é estender a universidade para além dos seus muros, interagindo com a comunidade e visando à troca de saberes. Confira abaixo os trabalhos extensionistas desenvolvidos pelos alunos:

DE SALA A SALA

O projeto de extensão DE SALA A SALA: do ateliê de pesquisa ao campus da universidade tem como objetivo ampliar a experiência da graduação para além dos espaços do Centro Universitário Celso Lisboa, promovendo um intercâmbio de saberes e práticas entre os estudantes do bacharelado em Artes Cênicas, os pesquisadores e artistas da cena e toda comunidade externa que tenha interesse sobre os caminhos de criação da cena, os processos de investigação e criação de dramaturgia e os limites do trabalho do atuador. Nosso intuito, como instituição de educação é produzir, organizar e disponibilizar um breve material em audiovisual no formato de entrevistas, que sirva como espaço de reflexão e troca entre os pesquisadores da cena carioca e os estudantes, cruzando os temas que atravessam a prática em sala de aula (treinamento do atuador, dramaturgias do corpo, os estudos da performance, etc.), possibilitando o contato direto dos estudantes com o mercado produtivo da cena brasileira.

A primeira série de vídeos foi realizada pelo núcleo 1 em 2023.1, tendo como eixo o trabalho pedagógico com a máscara teatral a partir do projeto “Máscara, Bufão e Clown”, coordenado pelos professores Deisi Margarida e João Pallotino.

ENTREVISTA COM EDUARDO VACCARI

Maschere Ateliê

ENTREVISTA COM ANA ACHCAR

Enfermaria do riso

ENTREVISTA COM STEPHANE BRODT

Amok teatro

ENTREVISTA COM RODRIGO SÀNGÓDARÉ

ENTREVISTA COM VENÍCIO FONSECA

Grupo Moitará

CENA REALISTA

No projeto de extensão CENA REALISTA, conduzido pelo Professor Marcelo Asth, os alunos do Núcleo 1 entram em contato com as ferramentas do sistema criado e organizado por Konstantin Stanislavski para realizar estudos sobre a atuação realista, que, segundo o diretor e pedagogo russo, não são da ordem da mera representação, mas da experiência do vivo em cena. Através de métodos como o tempo-ritmo, a supertarefa do personagem, a ação física, o "se" mágico, a memória emotiva e outros pontos do sistema, os alunos realizaram estudos de análise ativa sobre os personagens da peça A Gaivota, de Anton Tchekov. No vídeo, os estudantes abordam o sistema de atuação realista e apresentam o processo de investigação, ensaios e realização das cenas.

HISTÓRIA DAS ARTES

Um percurso onde os alunos atravessam o semestre em uma fantástica viagem pelos tempos e pelas histórias das artes. Sim, no plural, atentando sobre uma história rica em multiplicidade, investigando das artes visuais às cênicas, períodos e movimentos artísticos passando pela Grécia, Roma, Idade Média, Renascimento, Barroco e Rococó - refletindo também sobre os apagamentos históricos, a partir de visões sobre a mulher na arte, o patriarcado e questões étnico-raciais. Os estudantes, a partir da condução atenta dos professores Marcelo Asth e Paulo Debom, vão colhendo informações que, no final do processo, são elementos de base para a criação de cenas que investiguem conceitos, recursos e artistas de cada época. A apresentação extensionista foi uma costura de cenas como um espetáculo itinerante, realizado no Instituto Municipal Nise da Silveira, no espaço artístico Ato Futuro.