A ARTE E A REINVENÇÃO DO SER

É muito comum escutarmos a seguinte fala: “A Arte é um reflexo da realidade”. Porém, essa afirmação trata-se de um equívoco. “Refletir” é um verbo que elimina todo o potencial criativo do fazer e do ser. A Arte expressa, contesta, incomoda, reafirma, cria e recria o mundo. Em meio a cenários de crise, como o que estamos vivendo, é ela que dá sentido ao cotidiano e ao próprio existir. Pensando nisso, o Cine Celso traz para discussão o filme Cyrano, mon amour, uma comédia do Festival Varilux de Cinema Francês que conversa sobre os altos e baixos da carreira do artista, sua relação com o público e com o próprio criar.

CYRANO, MON AMOUR
Ano: 2018

Quando: 01 de junho de 2020 (segunda) às 18h
Plataforma: Webex
Convidados:  João Marcelo Pallottino e Paulo Debom.

Paris, dezembro de 1897. O dramaturgo Edmond Rostand ainda não fez trinta anos, mas já tem dois filhos e muitas ansiedades na vida. Ele não escreve nada de novo há dois anos. Em desespero, ele oferece ao grande Constant Coquelin uma nova peça, uma comédia heroica, em verso, para as festividades que estão chegando.

Edmond, todavia, tem uma pequena preocupação: sua grandiosa peça ainda não está escrita! Ignorando os caprichos das atrizes, as exigências de seus produtores, vindos da Córsega, o ciúme de sua esposa, as histórias de amor de seu melhor amigo e a falta de entusiasmo de toda a sua equipe, Edmond começa a escrever a peça – que ninguém acredita que ficará pronta a tempo. Por enquanto, ele só tem o título: Cyrano De Bergerac!

Duração: 1h53

Direção: Alexis Michalik
Elenco: Thomas Solivérès, Olivier Gourmet, Mathilde Seigner, Tom Leeb, Lucie Boujenah, Alice de Lencquesaing, Clémentine Célarié, Igor Gotesman
País: França
Gênero: Comédia/Drama/História

ATENÇÃO

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o encontro do Cine Celso será voltado apenas para discussão das temáticas do filme. Esse, por sua vez, encontra-se disponível online para acesso. Sugerimos que os participantes assistam à obra antes da roda de conversa.

COMO ENCONTRAR O FILME?

1 - Acesse o “Festival Varilux em Casa”, no site da Looke (clique aqui e acesse)
2 - Encontre o filme “Cyrano, mon amour”
3 - Clique em “Assistir agora”
4 - Caso não tenha cadastro, é só clicar em “cadastre-se agora” e criar seu login sem pagar nada.
5 - Agora é só pegar a pipoca, assistir e marcar presença no nosso encontro no dia 01/junho.

Horas de atividades complementares 🕢

O evento vale 5h de atividades complementares. Para validação das horas, os alunos precisam participar ativamente do encontro remoto até o fim.

▶ Ainda possui dúvidas? Mande um e-mail para escoladeartes@celsolisboa.edu.br