A 4ª edição do Cultura&Bate-Papo&Gastronomia&Música coloca em discussão a situação das vidas das mulheres que são tratadas como seres não humanos nas penitenciárias femininas do Brasil. Superlotação e alimentação vencida se tornam problemas menores quando mulheres grávidas são submetidas a torturantes interrogatórios, falta de atendimento médico antes/durante o parto e quando o tratamento higiênico é o mesmo das penitenciárias masculinas, para citar alguns exemplos. Esses e outros temas serão abordados através de documentários, palestras com pesquisadores e defensores do tema, além de uma roda de conversa que propõe um olhar crítico sobre capacidade funcional do sistema carcerário brasileiro.
Inscrição válida com a doação de 1 pacote de absorvente. 

LOCAL: CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
DATA: 28 e 29 DE SETEMBRO

 

Dia 28/09, quinta-feira
Local: Teatro do Centro Cultural 

13h - Doc. "Se eu não tivesse amor". Mesa de debate com Geysa Chaves (Diretora do documentário), Joyce Louback (Cientista Social), Odete Firmino (Linguista) e Vê Barbosa (Atriz e Psicóloga).

15h30 - Intervalo 

16h - Palestra "Chegando Junto: construção coletiva de ideias em prol da qualidade de vida em penitenciária" com as engenheiras Carla Albuquerque e Suzana Amora. 

18h - Encerramento

 

Dia 29/09, sexta-feira
Local: Teatro do Centro Cultural 

13h - Palestra "Contando e Recontando Histórias" com Márcia Badaró, psicóloga que trabalhou por 30 anos na Secretaria de
Administração Penitenciária do Rio de Janeiro. Haverá venda de livros da psicóloga e autora no local.                

15h - Intervalo Musical com o Coral Canta Celso, nas Escadarias do Centro Cultural.

15h30 - Palestra "Meninas em Privação de Liberdade" com o Grupo "Elas Existem", formado por mulheres que lutam para dar a voz aos problemas vividos pelo universo feminino nas cadeias do país.

 17h30 - Intervalo

18h - Roda de Conversa "A Capacidade Funcional do Sistema Carcerário Brasileiro - Uma crítica de vários lados" com a presença dos advogados: Drs.Vanessa Lacerda, Ramon Coutinho, Cezar Gomes, Romero Valentim, Representantes da SEAP: Rosana Félix, Fabiana Santana, Aline Souza, Fracis Ângela e da Psicóloga Jurídica Neilza Alves.

20h - Encerramento Gastronômico


Veja também