A 5ª edição do Cultura&Bate-Papo&Música&Gastronomia busca discutir e compreender o Sistema de Proteção da Criança e do Adolescente no Brasil, considerando os 28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. O papel do Sistema de Garantia de Direitos, incluindo o Sistema de Justiça, no combate ao trabalho infantil, a violência sexual e doméstica e os deveres da sociedade no enfrentamento dessas violações também serão temas abordados nesses dois dias de troca de conhecimentos.

Parceria: Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente - FEPETI/RJ.


Inscrição válida com a doação de itens para cesta básica.

As doações deverão ser entregues no local do evento e as mesmas serão direcionadas para o Projeto Gramachinhos *

DATAS: 09 e 10 de outubro

 

LOCAIS:
Escola de Negócios Celso Lisboa - Rua Sete de setembro, 66 - Centro
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) - Av. Rio Branco, 

* DOAÇÕES:
O Projeto Gramachinhos está precisando de doações e seremos apoiadores dessa causa.
Itens pedidos para doação: Achocolatado; Açúcar; Arroz; Biscoito; Café; Leite em Pó; Feijão; Farinha de Mandioca; Fubá; Macarrão; Óleo; Extrato de Tomate; Tempero Completo.

Clique aqui e se inscreva!


Dia 09/10,terça-feira
Locais: Escola de Negócios e Teatro do Centro Cultural
———————————————————————————— 

10h - Palestra "O Sistema Brasileiro de Proteção Integral da Criança e do Adolescente", com Dra. Eufrásia das Virgens (Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro)
Local: Escola de Negócios Celso Lisboa

12h - Intervalo Musical 

14h - Palestra "A Função do Conselho Tutelar e dos Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente", com Edwirges Sant'Ana (Psicóloga do CT DA Zona Sul do Rio de Janeiro)
Local: CCJF

16h - Intervalo

- PAINÉIS – VIOLAÇÕES AOS DIREITOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTES - 

16h30 - Painel 1: A Exploração do Trabalho Infantil nas suas Piores Formas: o Trabalho Doméstico, a Exploração Sexual e o Tráfico de Drogas, com a Dra. Dulce Tosa (Procuradora do Ministério público do Trabalho - MPT) e Deildo Jacinto (Assistente Social da SMASDH/Coordenador do PETI)
Local: CJF

17h30 - Intervalo

17h45 - Painel 2: Violência Sexual: Como Definir e Intervir, com Maria América Diniz (Conselheira do CMDCA/RJ).
Local: CJF

18h45 - Intervalo

19hPainel 3: Violência Doméstica: Suas Formas e Implicações, com Andréia Pitangy.
Local: CJF

20h - Encerramento Gastronômico

 

Dia 10/10, quarta-feira
Locais: Escola de Negócios e Teatro do Centro Cultural 
———————————————————————————— 

10h - Painel "Como Identificar as Violações às Crianças e aos Adolescentes", com Ana Claudia Figueiredo (Assistente Social da SMASDH/Núcleo de Direitos Humanos) e Dra Paula Caldas(Assistente Social da SMASDH/ Núcleo de Direitos Humanos).
Local: Escola de Negócios Celso Lisboa

12h - Intervalo 

14h - Roda de Conversa "A Questão da Maioridade Penal", com Carlos Nicodemos (Membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal Da OAB. Presidente do CONANDA- Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes ( 2014/2015).
Local: CJF

15h30 - Intervalo

16h - Projeto Romances Familiares: Atendimento Clínico a Situações de Violência Doméstica, com representantes do grupo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC).
Local: CJF

17h30 - Intervalo

18h - Roda de Conversa "Os Deveres da Sociedade na Proteção da Criança e do Adolescente", com Felipe Ubaldo (Projeto Circulando/SMASDH).

20h - Encerramento com Apresentação Cultural


Veja também