2022

A turma do Núcleo 2 do bacharelado em Artes Cênicas (2022.2) apresenta seus trabalhos de fotoperformance em uma intervenção artística mural no Centro Universitário Celso Lisboa, a partir de uma técnica artística urbana conhecida como “lambe-lambe”.

Os alunos, no projeto INTERFACES ENTRE A HISTÓRIA DA ARTE E DA PERFORMANCE, sob orientação dos professores Marcelo Asth e Paulo Debom, realizam a criação de uma fotografia performada a partir do conceito apresentado pelo teórico Philip Auslander, tendo como base o suporte fotográfico para a performance visual.

Os estudantes receberam o desafio de criar releituras de obras a partir de ressignificações de elementos e contextos, investigando características e estilos de artistas de referência que foram apresentados como conteúdo das aulas do semestre.

O projeto visa fazer pontes entre a História da Arte e linguagens contemporâneas e performativas, não só na criação, mas também na escolha do suporte e das técnicas para a apresentação dos trabalhos. Os nomes dos artistas para o start criativo são:

Berthe Morisot, Mary Cassat, Marie Bracquemond, Claude Monet, Edgar Degas, Édouard Manet, Toulouse-Lautrec, Vincent Van Gogh, Paul Gauguin, Paul Signac, Georges Seraut, Louise Abbéma, Suzanne Valadon, Camille Claudel, Edvard Munch, Ernst Kirchner, Henri Matisse, Aleksandra Ekster e Pablo Picasso.

Alunos: Jennifer Messi, Larissa Victoria, Matheus Fortte e Romeo Brasil.

2020

A partir de pinturas de quadros originais, os alunos do Núcleo 2 de Artes Cênicas apresentam suas releituras em fotoperformances.

O trabalho foi inspirado na visão de Philipp Auslander para a fotografia performada e no conteúdo de História da Arte vivenciado pelos alunos em sala de aula sobre os pintores dos períodos neoclássico, romântico e realista: Jacques-Louis David; Jean-Auguste Dominique Ingres; Eugène Delacroix; Henri Fantin-Latour; William Turner;John Constable.

Facilitação: Marcelo Asth e Paulo Debom

#1 fotoperformance (2020.1):