#mainNavigation > div:nth-child(3) > a, #mainNavigation > div:nth-child(4) > a, #mainNavigation > div:nth-child(5) > a, #mainNavigation > div:nth-child(6) > a, #mainNavigation > div:nth-child(7) > a, #mainNavigation > div:nth-child(8) > a, #mainNavigation > div:nth-child(11) > a{ display: none; }

Cine Celso

• Centro Universitário Celso Lisboa 797 Rua Vinte e Quatro de Maio Engenho Novo, RJ, 20950-091 Brazil (map)

O Cine Celso é uma iniciativa da Escola de Artes Celso Lisboa que visa a exposição de documentários das mais variadas temáticas, sempre buscando discuti-las ao final em forma de debates abertos para desenvolver reflexões acerca dos assuntos abordados. Os encontros acontecem uma vez por mês, contando com a presença de alunos, funcionários, interessados externos e convidados envolvidos com o tema da vez.

EM CARTAZ

MENINO 23: INFÂNCIAS PERDIDAS NO BRASIL
Ano: 2016

Quando: 29 de maio de 2019 (quarta) às 14h
Local: Sala de Eventos - 1º andar do Bloco A (Centro Universitário Celso Lisboa)
Endereço: Rua Vinte e Quatro de Maio, 797 - Engenho Novo
Convidada:  Vê Barbosa

SINOPSE

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista. Dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloízio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “Dois”), revelam suas histórias pela primeira vez.

Duração: 79 minutos
Classificação: 10 anos

Direção: Belisario Franca
Produção: GIROS
Coprodução: Globo Filmes e Globo News, Canal Brasil.

SOBRE O CINE

Quem pode participar? 💁

O projeto é gratuito e aberto para todos os interessados em documentários. Para participar é obrigatória a inscrição, conforme descrito abaixo:
- Alunos Celso Lisboa: Se inscrevam pelo Portal do Aluno Celso Lisboa.
- Participante Externo: Mande um e-mail para escoladeartes@celsolisboa.edu.br e demonstre interesse no encontro do mês em questão.

Como funciona? 🔨

Qualquer pessoa interessada em discutir e compartilhar os assuntos em discussão pode se juntar ao Cine Celso. Basta que tenha a cabeça aberta e a real disponibilidade para estar na exibição do filme e para a roda de conversa do final.

Alunos Celso Lisboa ganharão 5 horas complementares por encontro, lembrando que a participação ativa nos dias do evento e a validação da matrícula são passos essenciais para o recebimento das horas.

Como saberei qual será o documentário do próximo encontro? 🎥

Sempre disponibilizaremos aqui no site da Escola de Artes as informações do documentário a ser discutido no próximo encontro.

Se programe 📆

1° encontro: 13/março