detalhes dO CURSO

Nossos encontros têm por objetivo estabelecer um diálogo entre a Arte e as demais esferas que compõem o cotidiano das sociedades. As obras de diferentes artistas serão analisadas dentro de seu contexto sociocultural de forma a possibilitar debates sobre as suas mais diversas interfaces. Desta maneira, estudaremos as manifestações das sensibilidades por meio de uma visão que estabeleça conexões entre diversas formas de expressão: pinturas, esculturas, roupas, interiores, arquitetura, literatura, entre outras.

Parceria: Escola de Formação de Professores Celso lisboa 📚   


DATA

Dia 02 de fevereiro de 2019.
Sábado, das 09h às 17h.

local

Unidade Centro - Rua Sete de Setembro, 66.

VAlor

R$ 258

Formas de pagamento:

- 3 x no cartão sem juros
- Cartão de débito
- Boleto à vista

Alunos e ex-alunos de Graduação, Pós, MBA e Cursos Livres da Celso Lisboa tem 30% de desconto: R$ 180,60.

Clique aqui e confira o regulamento da promoção e outras formas de ingresso.

Professor

  Paulo Debom  é doutor em História pela UERJ. Mestre em Ciências Sociais pela mesma universidade. Docente do curso de História da Celso Lisboa. Entre 2004 e 2011, ministrou aulas de História da Moda e da Arte para grupos em museus parisienses. Coordenador do simpósio Moda, Imagem & Poder na UERJ, desde de 2012. Em 2014, realizou estágio de pesquisa na biblioteca Forney, em Paris. Autor dos artigos “O Império das Aparências” (revista de História da Biblioteca Nacional), “Sob a Sombra da Águia” (revista Dimensões- UFES) e “O Precursor da Alta Costura” (Revista Dobras – Abepem).

Paulo Debom é doutor em História pela UERJ. Mestre em Ciências Sociais pela mesma universidade. Docente do curso de História da Celso Lisboa. Entre 2004 e 2011, ministrou aulas de História da Moda e da Arte para grupos em museus parisienses. Coordenador do simpósio Moda, Imagem & Poder na UERJ, desde de 2012. Em 2014, realizou estágio de pesquisa na biblioteca Forney, em Paris. Autor dos artigos “O Império das Aparências” (revista de História da Biblioteca Nacional), “Sob a Sombra da Águia” (revista Dimensões- UFES) e “O Precursor da Alta Costura” (Revista Dobras – Abepem).


ASSUNTOS ABORDADOS

* Os olhares dos impressionistas: Monet, Bazille, Renoir e Degas;
* As diferentes cores do pós-impressionismo: Van Gogh, Gauguin, Seraut, Cézanne e Toulouse-Lautrec
* A Belle Époque e o Art Nouveau

Carga Horária: 8 horas

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BELL, Julian. Uma Nova História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BERGER, John. Modos de Ver. Rio de Janeiro: editora Rocco, 2007.
LAVER, James. A Roupa e a Moda, São Paulo, Companhia das Letras, 2006.
GOMBRICH, Ernest. A História da Arte. RJ: LTC Editora, 2002.
JANSON, H.W. Iniciação à História da Arte. SP: Martins Fontes Editores, 2008.
ROCHE, Daniel. A Cultura das Aparências: Uma História da Indumentária (séculos XVII-XVIII), São Paulo: Editora SENAC, 2007



Faça sua inscrição


Veja também