Vem com a gente nesse projeto discutir artistas, autores e suas obras em diversos bate-papos, criando uma reflexão interativa com humor, sem drama, do clássico ao contemporâneo.

01/setembro (qua)

19h - Arte e religiosidade

Descrição: As relações entre a arte e a religiosidade são diversas e longínquas, revelando camadas históricas, culturais, políticas e sociais na construção de representações de conceitos e crenças espirituais, ao passar por questões sobre a expressividade, o autoconhecimento e a conexão, como também sobre as disputas de poder e a colonialidade. No entanto, ao pensarmos a relação da arte com o conceito de espiritualidade, ampliamos nossas possibilidades de reflexão sobre novas relações entre o que seria o “religare” com a ideia de intuição e conexão espiritual do artista em nossa atualidade. Podemos pensar em novos papeis da arte na espiritualidade e da espiritualidade na arte? De que formas podemos articular a religião como forma de expressão, cultura e fazer artístico? Venha participar desse bate-papo com Mafalda Pequenino, Myke e Marcelo Asth.
Plataforma: Youtube da Celso Lisboa

O evento vale 5h complementares para alunos Celso Lisboa.

Convidados:

WhatsApp Image 2021-07-29 at 13.08.57.jpeg

Mafalda Pequenino é atriz e assistente de direção da “Grande Cia Brasileira de Mystérios e Novidades”, com linguagem de Circo dramático e Teatro de Rua, dirigido por Lígia Veiga; Coordenadora, coreógrafa e diretora artística dos Pernaltas do Orun do grupo afro "Ilú Obá de Min" Educação Cultura e Arte Negra; diretora do Núcleo "Catappum" de Palhaçaria Preta; e apresentadora do programa infantil "Quintal da Cultura" dirigido por Bete Rodrigues, exibido na TV Cultura. Respirando possibilidades variadas de conexões para resistir de forma poética.

WhatsApp Image 2021-07-29 at 13.08.58.jpeg

Marcelo Asth é performer e pesquisador. Idealizador e coordenador do Projeto Performanciã, que desde 2013 realiza oficinas e criações performáticas comunitárias com a participação de idosos, abordando questões conexas ao envelhecimento. Integrante da plataforma Performers sem Fronteiras, que desenvolve ações de pesquisa e prática em performance. Doutor e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC - UNIRIO), com graduação em Licenciatura Plena em Artes Cênicas (UNIRIO). É professor da Escola de Artes do Centro Universitário Celso Lisboa.

WhatsApp Image 2021-07-29 at 13.08.57 (1).jpeg

Myke é artista. iniciou seu contato com as artes na igreja aos nove anos e atualmente cursa o último período de artes cênicas no Centro Universitário Celso Lisboa. É assistente técnico de coordenadoria de Teatro em Duque de Caxias – RJ. Membro na Igreja Evangélica Ministério Aliança, se dedica à pesquisa e ensino das Artes dramáticas no contexto litúrgico. Ministra cursos, intensivos e workshops para equipes das mais variadas denominações cristãs.

QUER SABER O QUE VEM POR AÍ?

DÁ UMA OLHADA NA NOSSA PROGRAMAÇÃO

12/ABRIL - Entre o teatro, o cinema e a moda - o universo atemporal de William Shakespeare
31/MAIO - “Basquiat Carnavalizado”: conexões entre Jean-Michel Basquiat e a cultura brasileira
28/JUNHO - Rússia: dança, teatro e cinema